Brahmansul
GADO DE CORTE
O Brahman pode ser cruzado com taurinos, tauríndicos e outros zebuínos, apresentando muitas características além da rusticidade. Se evidencia muito em relação ao ganho de peso, na qualidade da carne, no acabamento de carcaça, na precocidade, na reprodução, na habilidade materna, no baixo peso ao nascer e na docilidade, facilitando o manejo. A cruza com o Brahman ficou ainda mais facilitada através do Programa de Melhoramento Genético (PMGZ). Através do PMGZ o produtor pode avaliar o que deseja complementar em suas matrizes e qual resultado tem em vista. A Fazenda Brahmansul vem desde 2010 investindo no PMGZ de suas matrizes e reprodutores. Os interessados no banco de dados do PMGZ podem conferir e acompanhar o desenvolvimento do rebanho no site da ABCZ: www.abcz.org.br ou www.pmgz.com.br.
Beefmaster
Esta raça teve sua origem através do cruzamento das raças: ½ Brahman, ¼ Shorthorn e ¼ Hereford. O gado Beefmaster é caracterizado por apresentar chifres (apenas alguns são mochos), normalmente de cor vermelha, têm a eficiência, a rusticidade e o vigor necessários para produzir em todos os tipos de clima. Entre suas características, as seis principais são: fertilidade, aptidão leiteira, desenvolvimento, vigor, conformação e temperamento.
Braford
A raça Braford surgiu do cruzamento da raça Brahman com a raça Hereford. Esta raça une capacidade de adaptação ao clima tropical, resistência a ectoparasitas, rusticidade, rendimento de carcaça, fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, plasticidade, volume e qualidade de carne. Há duas variedades da raça, com chifres e mocha. O marcho Braford além de extremamente fértil, viril e precoce, adapta-se facilmente ás condições de reprodução a campo. A fêmea Braford é precoce, fértil, possui excelente habilidade materna e facilidade de parto. O novilho Braford é muito precoce na terminação exclusivamente a campo, sendo abatido aos 18 - 24 meses de idade, pesando entre 380 e 480 Kg, e apresentando rendimentos de carcaça entre 52 e 58%.
Brangus
A raça Brangus resulta do cruzamento da raça Brahman com a raça Aberdeen Angus, aliando a qualidade da carne, habilidade materna, precocidade e acabamento de carcaça da raça taurina com a rusticidade e resistência da raça zebuína Brahman, principalmente pelo encurtamento de seu pelo.
Bravon
A raça Bravon surgiu do cruzamento da raça Brahman com a raça européia Devon. Esta raça é destacada pelas características de rusticidade, fertilidade e qualidade de carcaça. Através do cruzamento uniu a precocidade, fertilidade, habilidade materna e qualidade de carcaça da raça Devon.
Santa Gertrudis
A raça Santa Gertrudis surgiu da cruza da raça Brahman com a raça Shorthorn. Além de ser extremamente fértil, as fêmeas parem com facilidade e protegem suas crias zelosamente. Chegam a produzir mais de dez crias durante a sua vida útil. São precoces, e seu ganho de peso médio é acima de 1 kg por dia, demonstrando sua aptidão em capacidade de engorda e conversão alimentar. Por ser uma raça miscigenada com o Brahman, o Santa Gertrudis é rústico e versátil, e resistente ao ataque de insetos e parasitas, adaptando-se facilmente a qualquer clima.
Simbrah
Esta raça é oriunda do cruzamento das raças Brahman e Simental, e atualmente, é uma das raças que mais crescem no sul dos Estados Unidos, Austrália e na África do Sul. O Simbrah não somente é uma excelente opção de escolha para criação, como também no que se refere às características maternais e de sobrevivência em um ambiente quente, mas que produz cortes de carne modernos, magros e de alta qualidade. Além de se destacarem por outras características como fertilidade, constituição, maturidade, longevidade e temperamento.
Outras Raças
A raça Brahman, devido suas características altamente valorizadas, pode ser cruzada com qualquer outra raça, obtendo sempre um ótimo resultado. Hoje em dia, todas a raças já experimentaram o "sangue" Brahman, entre elas o Canchim, o Caracu, o Gir, o Nelore, o Limousin, entre outras. Já existe mais uma nova raça que surgiu do cruzamento do Brahman com o Charolez, a raça Charbay. Sem dúvida, o pecuarista irá se surpreender positivamente com os resultados deste cruzamento.